História de Bicuíba


Bicuíba era apenas uma árvore, cercada por uma mata virgem, que por muito tempo foi o ponto de encontro de pessoas que viajavam com tropas e carros de boi, levando produtos da colheita para serem comercalizados em Abre Campo, Ponte Nova , Raul Soares, e outros centros consumidores. Traziam na sua volta produtos que precisavam. E destes encontros em torno da árvore Bicuíba foi surgindo um povoado que passou a ser chamado de Bicuíba.

Bicuíba teve o seu início oficial com a construção da 1ª capela, num terreno  que Joaquim José da Rocha doou para a Igreja em 2 de agosto de 1884, conforme a Escritura de Doação do Cartório de Abre Campo. Neste mesmo ano, Manoel Raposo de Souza e seus filhos construíram uma fazenda, com plantio de muitas árvores frutíferas, organização de moinho, paiol, cultivo de banana, cana de açúcar e criação de gado, dando assim origem a este distrito.

Em 2 de fevereiro de 1939, o governador do estado nomeou o senhor João da Silva Bernades para o cargo de 1º escrivão de Bicuíba, que passou, a partir desta data, a ser distrito. Em 12 de março de 1939 foi feito o 1º registro de nascimento no cartório de Bicuíba.

Bicuíba é um distrito que pertence ao município de Raul Soares, está localizado na Zona da Mata, tendo como vizinhos os distritos de Vermelho Velho, Granada , Pirapetinga e o município de Vermelho Novo.

Texto: Colaboração de Elizabeth Regina Fernandes de Oliveira